terça-feira, 30 de agosto de 2011

Renunciar é preciso? Confiar e depender também

Ana fez um voto ao Senhor 1Sm 1:11 Ana pediu um filho e o entregaria ao Senhor!
Espera .. Ela queria um filho e o entregaria ao Senhor? Como alguém pede algo e dá esse algo?!
Pedimos algumas coisas ao Senhor e temos logo como absolutamente nosso. Pedimos um namoro abençoado a Deus e quando o recebemos, preferimos ir ao shopping no domingo a noite ao invés de adorar ao Senhor em comunhão com os irmãos de nossa congregação.
Pedimos um carro pra Deus, mas não usamos o mesmo carro para levar nosso vizinho à igreja!!
Pedimos um filho pra Deus, mas esquecemos que assim como todo o resto, ele não é nosso! Ele foi confiado a você mãe para cuidar dele para o Senhor, mas ele não é seu!

Ana estava entregando seu filho! E se depois desse filho ela não tivesse mais nenhum outro? Ana não se importava, ela estava dando o que ela tinha!! Ana não queria saber do amanhã, do talvez ou da circunstância! Ana entregou o filho antes de te-lo!!


Diante dessa entrega de alma que Ana fez ao Senhor, não demorou muito e seu milagre chorou pela primeira vez. Um milagre de nome Samuel que significa "ouvido por Deus" Samuel foi fruto da entrega da vida de sua mãe, ANA, que nem por um momento sequer ela deixou de crer.
Costumamos duvidar quando algo não da certo. Gritamos aos "quatro ventos" nossa dor. Deixamos nos abater e nos sentimos fraco.  Ana se manteve em oração.
Ana não gritou sua oração a Deus, mas em espírito ela se colocou de joelhos e falou com Deus com seu coração.

Ana não titubeou em honrar a Cristo! Ana adorou ao Senhor 1Sm 1:28 entregando Samuel.

Ana orou em agradecimento e adoração.

1 Samuel 2:1-10
1
¶ Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
3
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
4
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
5
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
6
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
7
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
8
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
9
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
10
Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.


 Ana deixou Samuel com o sacerdote Eli. Samuel ministrava perante o Senhor 1Sm 2:18. Ana, uma adoradora constante, sempre levava para Samuel uma túnica, ano após ano. Ana não se importava de ter deixado o filho lá.
Ana renunciou sua vontade para ADORAR!! Ora, me diga uma mae que tem prazer em não acompanhar o crescimento do filho!
Ana precisou ignorar sua vontade, renunciar o seu eu para honrar um compromisso.

E o seu Samuel?
(Continua; mensagem extensa, por isso fragmentada)

FIQUEM NA DOCE PRESENÇA


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ela confiava no Senhor

Temos o mesmo nome!

Eu: Ana de Souza.
Ela: Ana esposa de Elcana.

Eu: Algumas lamentações
Ela: Amargura de alma.

Ver imagem em tamanho grande

Não admiro a mulher de 1 Samuel por termos o mesmo nome, mas a admiro pela perseverança, pela paciência, pela mansidão, pela CONFIANÇA EM DEUS.

1 Sm 1:6 diz que Ana tinha uma rival de nome Penina, a qual dava filhos a Elcana seu marido, e por esse motivo zombava dela.
Quando Ana ia à Casa do Senhor, quem aparecia? Penina, para lhe tirar a paz!
Amados, gostaria que acompanhasse a historia dessa mulher e refletisse. Quantas “Peninas” existem em sua vida? Que zombam de você mesmo dentro da casa do Senhor! Que aparecem para lhe tirar a paz, que a faz chorar ou irar-se?

Tomemos a historia de Ana, como uma mulher de exemplo e assim acompanhemos.
Ana, por sua vez, nunca discutiu com Penina. As escrituras relatam que Ana, como todo e qualquer ser humano, ficava muito triste com aquela situação, a ponto de nem comer. 1Sm 1:7 Mas se manteve em oração, acreditando na justiça que vem dos céus!

Atente par algo importante na postura de Ana: Ela não discuta com seus inimigos! Não use o tempo que você tem para orar, discutindo ...

Não seja tolo, Deus é maior e está contigo!! Você é a menina dos olhos de Deus, Ele não deixaria que nada de ruim lhe acontecesse. Não responda ao ataque do mal, reflita: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” PV 15:1 Peça em Deus direcionamento. Em minhas experiências, aprendi que para alguns o silêncio é uma afronta (embora há também o tempo de calar). Mas não ignore: falar sem sabedoria é tolice.

A amargura e a tristeza do coração de Ana, não foram o bastante para fazê-la deixar de crer em Deus. Ana se entregou a Deus, orou muito! Chorou com amargura de alma. Aos pés do Pai Eterno, ela contou em lágrimas, quais eram todas as tuas aflições, suas petições...
As escrituras não relatam uma conversa em prantos com as amigas de Ana. Não foi com  vizinha, com a prima e nem com a mãe que Ana desabafou. Foi aos pés de Cristo, pois ela sabia que apenas aquele que esquadrinha o coração era capaz de entender a dor que se passava em seu coração.
As vezes cometemos o erro de desabafar com o vizinho da esquerda, da direita, da frente e de trás.. e acabamos expondo nossa vida e nossos problemas. Ana não precisava contar com muitos, precisava de apenas UM!

Quanto à conselhos meu amado irmão, alerto que não se deve pedir conselho a qualquer um! Muito me recordo de uma oportunidade onde conversando com uma pessoa que eu tinha por querida, comentei algumas dificuldades de relacionamento com ela, dificuldades que eu tinha com a família do meu amado namorado. Ao invés de oferecer por mim uma oração, ou algo sensato, ela me ofereceu o filho em namoro!!
Alguém que me "acompanha" há um tempo, que sabe das maravilhas que Deus tem feito em nossas vidas como um casal (eu e meu namorado), que sabe das promessas de Deus por sobre nossas vidas, que sabe do meu sentimento pelo meu namorado... me diz uma coisa dessas?
Aprendo com Ana, filtrar melhor as pessoas com quem "me abro".

continua...
FIQUE NA DOCE PRESENÇA

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O MITO DO AMOR

(Compartilhando um texto para edificar a vida dos casais)


Você já ouviu a frase: APENAS O AMOR É SUFICIENTE PARA MANTER NOSSO RELACIONAMENTO? Isso não passa de mito. A realidade é que para que um casal sobreviva às intempéries do tempo é absolutamente necessário que no relacionamento haja mais que amor. Persistência, paciência e compromisso mutuo de resolver com maturidade e objetividade os problemas que surgirem - porque eles vão surgir - são fundamentais!
Aproximação traz intimidade, mas traz também a necessidade de mudanças a adaptações. Mudanças é algo difícil  Você só pode suportar certa quantidade de mudança se não for afetado. E casamento traz consigo uma gama enorme de mudanças. As regras agora são diferentes. Você nao pode sequer minimizar o problemas por viver com uma pessoa antes do casamento. Na realidade estudos tem mostrado, que viver em convicção marital antes do matrimonio tem sido indicador de uma quantidade ainda maior de divórcios.
Lembre-se que o casamento não consiste apenas de duas, mas de três pessoas - você, seu conjugue e Deus. Se seu lar for construído sobre terra firme, as tempestades por mais bravias que sejam jamais conseguirão derrubar o que foi solidamente construído.

Autoria: Nélio da Silva
P.S: Não apenas casamento, mas todos vocês namorados, noivos, sejam edificados através dessa leitura!

FIQUEM NA DOCE PRESENÇA

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

NÃO MURMURE OU COMERÁ AREIA!

Como é bom ser ensinada e exortada por Deus! Amo quando Deus fala, ainda que seja para me exortar! É uma prova de amor.

Quanto a desertos e vales, muito tenho aprendido por esses dias. Durmo e acordo pensando neles. :D
Vou compartilhar com vocês algo que aprendi com um pregador a pouco tempo ...

Vamos a uma atividade: Irmãos, visualize um deserto.
Ótimo!!!! O que você vê? Há muito mais que areia nesse cenário?!



O deserto não é um dos lugares mais belos, não há muito o que se admirar nessa paisagem, no entanto as dunas de areia é o que moldam o cenário. Há areia de sobra!

A caminhada não é fácil, cansa, é fato, e tendemos a murmurar!
MAS CUIDADO!! Se um vento sopra, você vai comer areia!
Você já comeu areia?! Experimentou colocar um bom tanto de areia em sua boca? Certa de que não é o melhor dos alimentos, sei que ainda lhe trará sede e isso só vai dificultar sua caminhada.

NÃO MURMURE OU VOCÊ PODE ENGOLIR AREIA!

Se você caminhar calada e Confiante no Senhor, você não corre o risco de comer areia e atrapalhar sua caminhada.

Acalma! Confia no Senhor teu Deus
NÃO HÁ DESERTO QUE DURE PARA SEMPRE
Adore em Espírito e em verdade. Isso basta!

Tire da sua caminhada tudo o que for desnecessário para que você não retarde sua chegada à terra prometida!

FIQUE NA DOCE PRESENÇA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DIAS DE ANGUSTIA!

Todos nós temos nossos dias de angústia!!
Em dado momento, cobrei de Deus, por andar tão angustiada. Implorei que tirasse o sentimento do meu coração. Até pensei que Ele não estava comigo. Chorei e clamei!!
E Ele me ensinou MUITA coisa.
Entendi que Ele estava comigo sim! Oras, acaso é nosso Jesus mentiroso?! Ele ja prometeu que estaria conosco TODOS os dias de nossas vidas! "e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mt 28:20
Vi que outras pessoas também já passaram por situações de angustia,

compartilho com vocês:
"Jesus nunca nos enganou, quem quiser segui-lO tem que pegar a cruz, negar-se a si mesmo e segui-lO, mas Ele prometeu estar conosco todos os dias da nossa vida.
Cinco heróis da Bíblia enfrentaram o desafio de vencer o dia da angústia:
1. Davi, aquele que matou Golias, por seis vezes pergunta: "Por que está abatida a minha alma?" (Sl 42:5). Esse gigante teve seus dias de pé de barro, de tristeza, de lágrimas, mas nunca perdeu sua comunhão com Deus.
2. Elias, aquele que fez descer fogo do céu, que matou os profetas da oposição, temeu até a morte e disse: "Vou morrer!" (1 Rs 19:4); por três vezes ele diz: "Eu fiquei só" (1 Rs 19:10,14).
3. Jó, homem bem sucedido, mas, quando a adversidade chegou – ponto mais alto quando alguém entra em angústia –, amaldiçoou o dia do seu nascimento.
4. Paulo, escreveu treze dos vinte e sete livros do Novo Testamento. Ele teve que confessar que tinha um espinho na carne (da parte de Satanás). Pediu três vezes para Deus retirá-lo, mas Ele lhe diz: "A minha graça te basta, se aperfeiçoa na sua fraqueza" (2 Co 12:9).
5. Jesus. O dia da angústia chegou. No Getsêmani Ele diz: "Agora a minha alma está angustiada até a morte" (Mt 26:38) Sua oração foi: "Passa de mim esse cálice!" (Mt 26:39), e começa a transpirar sangue. É possível definir angústia como dor do coração, dor de dentro, dor da alma. Ao invés de fazer aquela guerra espiritual em derrota, Ele levanta-se, toma Sua cruz e vai até o Gólgota, deixa-se pregar e grita o grito da vitória: "Está consumado!" (Jo 28:30).
FONTE: Devocional (autoria não divulgada)

Hei, é preciso vencer o dia da angústia para que a primavera espiritual floresça em nossas vidas!
Ele será glorificado através de nossos desertos e vales!! Atente para o que Deus quer te ensinar nesse deserto!


FIQUEM NA DOCE PESENÇA QUE NOS CONFORTA E NOS CONSOLA

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VONTADE DE PARAR COM TUDO!?

Alguma vez já te veio à cabeça essa vontade? Querer parar com tudo? Parar com seus ministérios; com seus planos, com suas idas à igreja! 
Algumas vezes, as tempestades nos parecem tão forte, que nos acovardamos e consideramos a opção de retroceder, dando como desculpa, a intensidade do 'deserto' de nossas vidas! Usando nossas feridas como desculpas. Feridas essas que Deus só espera que você peça: "Cura-me Senhor!" Para que Ele realize a boa obra!
Talvez, por vezes, você reclame que Deus não lhe vê, e por isso, julga óbvio retroceder na caminhada da fé.
Deixa como evidência da sua dor, as lágrimas que lavam seu rosto nas madrugadas, e que lhe roubam o sono.
Não use as perseguições, as lutas, as suas dores como desculpa para retroceder!


"Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; Ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou." Dt 2:7 (enfase minha)


Deus esquadrinha o teu coração e sabe da tua dor. Sabe da tua necessidade! Sabe da urgência que você tem em ser socorrido. Não importa a dor que você passe, ou o "deserto" que você atravesse, nada vai lhe faltar!! Deus provê tudo, como tem provido forças, amigos a lhe confortar, pastores para lhe pastorear ...


"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos" 2Co 4:8-9


Não deixe lhe faltar a oração que é alimento! Embora sejam atribulados, sois em Deus alegres. A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.
Embora encontre-se por vezes perplexos diante as circunstancias, o desânimo não se achega a ti quando o Espírito de Deus te reveste.
Ainda que seja perseguido, o Senhor teu Deus, não te desampara um minuto se quer.
E ainda que a luta seja tão grande que te deixe abatida, jamais serás destruída. FOI POR VOCÊ QUE CRISTO ENTREGOU A VIDA NO CALVÁRIO.


"Em tempos de guerra, nunca pare de lutar. [...] O Escape, o descanso, a Cura e a Recompensa vem sem demora" - Trecho da musica "Nunca pare de lutar" - pr. Ludmila Ferber


Deposite a  tua confiança em Deus. Não esqueça que a recompensa pelo teu silêncio, por não blasfemar, por confiar, VEM SEM DEMORA! Vem sim..
Não ignore o sacrificio de cruz! Prossiga para o alvo.


"...No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo" Jo 16:33




FIQUE NA DOCE PRESENÇA

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ESTOU GRÁVIDA!


Dentre uma das novidades que tenho para compartilhar com meus amigos leitores, é que está à caminho um filho! Meu coração se alegra só de pensar nele. (Filho espiritual)

Confira mais detalhes dessa linda gestação no texto que eu compartilho abaixo:
Há algumas semanas tenho caminhado, talvez engatinhado, pelo deserto! Senti dor, medo e Confiança plena. Momento que só Deus sabe das dores do meu coração e das minhas necessidades! Em alguns momentos, não encontrei do maná, e chorei sentindo uma leve fome. Em alguns momentos, não encontrei a coluna de fogo e me senti sem direção. Estava doendo! Orações em lágrimas, lágrimas em oração! Uma mistura de dor com Confiança! Dormia chorando e acordava sorrindo. Assim passei alguns dias. às  vésperas de um grande encontro de jovens e adolescentes. Claras tribulações espirituais.

Uma noite, avançadas as horas, estava ao telefone com uma pessoa abençoada e ela passou a me ensinar algo de Deus que resumo aqui: Para nascer um filho, há dor! Para quem é mãe, (por parto normal) relata indescritível a dor! Assim é conosco. Há grande tribulação espiritual, quando Deus está gerando um filho espiritual em nós! Deus está prestes a nos entregar nosso dom tão almejado. Deus está próximo a entregar Suas promessas e elas não vem numa cesariana, há ainda mais dor! Há dor para que um filho nasça e consequentemente, alegria com seu nascimento.
Deus está gerando em mim, em nós, filhos espirituais! Talvez essa já foi a sua oração: "Da-me filhos Senhor", mas você não imaginava o preço que pagaria pelos seus filhos.
Talvez você pediu de Deus um ministério, um dom, um fruto do Espírito.. Talvez você tem sido preparada para ter filhos na fé! Para que filhos nasçam, é necessário sentir as dores de parto.
Um ministério abençoado, uma juventude em santidade, criançada sedenta de Deus... são frutos gerados nos joelhos de mães/pais espirituais.
Um ministério em pé, pede líderes de joelho!

Um filho em pé, pede pais de joelho!

Para ter um filho, é preciso sentir as dores de parto!
É preciso pagar um preço!

Em todo tempo louve!! Ainda que esteja prestes a dar a luz, não esqueça, há alegria no nascimento. Deus se alegra!

Fiquem na Doce Presença