sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NÃO POR VOCÊ, MAS POR CRISTO E EM NOME D’ELE!

E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. Lucas 5:5


Simão havia lançado sua rede ao mar e com certeza, ele esperava recolher bom rendimento do seu esforço! Mas não foi isso que Simão pode recolher... ao puxar de volta a rede, tudo o que Simão trouxe foi a sujeira do mar e o cansaço que se acumulava. Não uma, não duas, mas Simão trabalhou por aquela pesca, ele vivia dela, mas aquele dia “o mar não estava para peixe”. Agora, na recolhida da rede, além de sujeira e cansaço acumulado, Simão colecionava também desanimo! As escrituras nos afirmam que eles pescaram toda a noite sem NADA recolher (Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos) Lucas 5:5a. Mas o Cristo ressurreto não conhece o desanimo. Ao terminar o sermão, eis que o melhor ainda estava por vir na vida  do dono do barco, Simão! E, quando acabou de falar, disse a Simão:” Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar” Lc 5:4 Jesus da uma ordem aquele homem cansado e desanimado... “lance novamente as redes” é o pedido do Messias após ter alimentado espiritualmente toda uma multidão. Agora era o momento de mostrar sua Paternidade Celestial, depois da teoria, era hora de mostrar na prática quem era o seu Pai. Ao alto mar, eles deveriam lançar a rede!. Simão estava cansado e não acreditava muito que alguma coisa pudesse acontecer.. mas diante  a ordem do Cristo ele se permite tentar mais uma vez. Não por ele, não por vontade, não por força, não por qualquer outro motivo, mas por que ele cria em quem lhe ordenara. Talvez o corpo de Simão pedisse descanso, ele já havia trabalhado muito, mas ele deixa claro: “mas, sobre a Tua palavra, lançarei a rede” Lc 5:5
E Simão foi alvo das bênçãos de Deus naquele momento. “E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede” Lucas 5:6
Aprecie:
1.      Simão cedeu espaço pra Jesus.
                O sermão acontece de dentro do barco de Simão! Não da areia ou do outro barco, ora, a historia relata que haviam dois barcos: “E viu estar dois barcos junto à praia do lago” Lc 5:2a o que não deixa nada óbvio que Jesus usaria o barco de Simão. Ora, Simão poderia simplesmente não ceder, havia outro barco.. Mas o barco que Jesus usa é o de Simão: “E, entrando num dos barcos, que era o de Simão” Lc 5:3a. Simão permite que Jesus entre. Simão dá espaço para Jesus e então a “casa” começa a ser preparada para uma grande mudança.
2.      Simão serviu a Jesus.
                Além de ceder o espaço para Jesus, Simão serve ao Cristo: E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; Lc 5:3 (grifo meu). Simão espera que Jesus entre e o afasta um pouco da terra para que o sermão possa ser feito. É certo que não havia apenas Simão ali. O cansaço lhe permitiria que pedisse a alguém que afastasse o Mestre um pouco, como Ele havia pedido, mas é o próprio Simão quem serve a Cristo, afastando-o, conforme havia sido pedido.
3.       Simão creu independente das circunstâncias ou das experiências
                Ora, quem garantiria a Simão que faria algum sentido em lançar a rede novamente se não menos de um dia ele havia lançado e nada havia recolhido? Qualquer homem natural (chamo aqui homem natural aquele que não conhece o sobrenatural e o impossível de Deus, o homem sem fé) chamaria loucura, mas Simão creu no sermão! Simão cria no que o Nazareno era capaz de fazer, sabia de quem era filho... ou pelo menos estava prestes a conhecer!

Para que Simão pudesse contemplar as benção que mal podia contar, foi necessário algumas ações da parte dEle para com Jesus. Simão precisou dar espaço para Jesus, servi-Lo e CRER! Simão não ficou sentado ao lado resmungado seu dia mal enquanto Jesus pregava, nem tão pouco se recolheu e foi pra sua casa desanimado o bastante para dar ouvidos a qualquer outra coisa. Com certeza desanimado, mas não vencido!
Simão teve a oportunidade de engrandecer o nome de Deus através do seu comportamento fiel, pois seus amigos viram as maravilhas de Deus em sua vida. Simão chamou-os para compartilhar de tão grande benção, pois ele sozinho não daria conta.
Simão naquele dia:
1. Aprendeu a ser fiel a Deus.
2. Simão viu a grandeza e a Soberania de Deus (que colocou os peixes em sua rede).
3. Simão aprendeu que os que confiam no Senhor nunca ficam desamparados e os que obedecem a suas ordens serão dignos de ser abençoados.

Que sejamos como Simão em nossas lidas diárias, que antes de sentar e resmungar nossa falta de êxito, que possamos esperar em Deus o impossível acontecer e que nossos amigos possam contemplar conosco QUÃO GRANDE É O NOSSO DEUS.

P.S: A história não acaba aqui. Continua no próximo post.
Se alimente do que te edifica LEIA A BÍBLIA


Biblia online: http://www.bibliaonline.com.br/acf

FIQUE NA DOCE PRESENÇA