segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Salmos 23


Queridos de meu Pai,
Vamos refletir!

Esse aqui é conhecido não é mesmo?

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6

No entanto, quero falar no momento apenas sobre o final do verso 4: "a tua vara e o teu cajado me consolam"
O Salmo 23 é um dos mais conhecidos, sobretudo pelo primeiro versículo que diz: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará"
Dentro desse verso, procuramos segurança para dizer que nada nos faltará porque O Senhor é o pastor de nossas vidas. E não fazemos errado. No entanto, o mesmo que bate no peito ao recitar o primeiro versículo e cobra de Deus providencias no momento da tribulação é o mesmo que ignora: "A tua vara e o teu cajado me consolam". O pastor usa tua vara para corrigir a ovelha e o teu cajado para traze-la ao caminho novamente, para guiá-la. Mas, quando o cajado nos encosta a pele, a ovelha vira bode e da coice, ou seja, não aceita a correção do Senhor. A mesma ovelha que cobra de Deus que nada lhe falte, é a mesma ovelha que não aceita repreensão. É como se ela dissesse: Senhor atenção: Eu vou, mas vou do meu jeito, no meu tempo e de acordo com as minhas vontades... e o Senhor nada vai me deixar faltar.
Não é assim! O salmo 23 tem belas promessas de cuidado, lembranças de misericórdia, de prosperidades, de paz... Mas as promessas todas são para as ovelhas do Senhor.
A ovelha segue seu pastor. Ou por acaso alguém já viu por aí um pastor seguindo uma ovelha, a seu tempo e de acordo com as vontades da ovelha?
Reivindicar as bençãos é fácil, mas se colocar no lugar de receber a benção, tem gosto amargo. As promessas de misericórdia, paz, prosperidades.. se dão as ovelhas que aceitam a vara e o cajado. Que aceitam ser trazidas de volta para junto de seu pastor. E até nisso há consequências boas, pois nos fala que a vara e o cajado NOS CONSOLAM!
Muitas vezes nos momentos de dor e aflição, quando tudo o que queremos é ir, o senhor com teu cajado nos diz fique! Mas isso basta para murmurarmos não é mesmo? No momento de dor, quando tudo o que ouvimos é uma repreensão, é o que basta para murmurarmos não é mesmo?
Precisamos não nos esquecer que o cajado traz consolo. Precisamos nunca nos esquecer que Deus exorta os que ama.  (Apocalipse 3:19)
Precisamos estar cientes que as promessas existem e são lindas, mas para todos aqueles que que creem e esperam no Senhor. Para todos aqueles que aceitam as correções, lhe são concedidas as promessas. Para todos aqueles que rejeitam a correção, resta apenas a misericórdia, essa que é a causa de não sermos consumidos (lamentações 3:22) mas as promessas são para os filhos, assim como a vida eterna.


Fique na Doce Presença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sê tu uma benção!!! Estejam a vontade para compartilhar do Amor de Cristo!! Fique na Doce Presença