terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ANSIEDADE: tratamento ---> Confiar, Depender e Esperar ... EM DEUS


Ontem pela manhã, enquanto me arrumava para trabalhar, meu pai me chamou na sala e apontou que eu olhasse pela janela.
Vi algo LINDO e perfeito. Um ninho e uma passarinha, assim próximo ao telhado de casa.


Porem, o mais lindo e a reflexão ainda estava por vir.
Meu pai apontou de novo e disse: olha lá quem vem ali...
Era um passarinho que estava voando ao redor da passarinha. Observei melhor e vi que ele trazia algo no bico. À primeiro momento achei que fosse comida. Iria achar lindo se fosse, mas era ainda melhor. Era um galho! Ele colocou ao redor da passarinha. E então entendi. O ninho dela estava realmente meio “murcho”, poucos galhos... Entendi entao que o passarinho estava levando um à um para montar o ninho.
Pasmei! Um à um?? Quanto tempo ele demoraria?
Até me ofereci para ajudá-los montando o ninho deles. Meu pai riu!
Tive inveja dos passarinhos naquele momento e Deus comigo. É como se eles não tivessem uma coisa que peço insistentemente para que Deus tire de mim. A ANSIEDADE. É como se eles entendessem Mateus 6:25 “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, pelo que haveis de beber...” O passarinho não estava com as asas agitadas, com pressa em montar logo o ninho... não se parecia comigo. Sim, ele não tinha ( na verdade não se preocupava desesperadamente) vários afazeres naquele dia, por isso fazia sua tarefa com calma. Com certeza ele não viu a previsão do tempo, não sabe o quanto vai chover, senão ele se apressaria. Ou talvez, eu conseguisse viver de forma mais parecida com esse passarinho, se eu confiasse mais no Senhor... Se eu dependesse dEle! E não me deixasse perturbar pelo por vir, pelas incertezas, pela força do meu próprio braço que pode ser insuficiente e pôr tudo a perder.
É como se entendessem que: “basta a cada dia o seu próprio mal” Mt 6:34
Eu sai de uma semana que eu clamei a Deus pedindo pra aprender a viver Fp 4:6 em minha vida. Cheia de afazeres, com a volta das aulas, novos projetos em minha vida, em meu ministério e em minha universidade... Ensaios, reuniões, organizações de eventos... Leituras e releituras,  pesquisa e revisões. Aulas. Estágio. Coração acelerado! Coisas novas, sonhos novos, dúvidas, incertezas, medos... Muitas coisas, Muitas coisas, Muitas coisas.... Uma locomotiva que começa com muita força, muita força, muita f o  r    ç       a      a      a.... e pára! (Uma gripe muito forte está aqui na porta. Ela me fez parar um pouco ainda que involuntariamente hoje). Nem o corpo aguenta!
UM DIA DE CADA VEZ basta!! Não vos inquieteis pelo dia de amanhã ... Ora, faltou algo para o povo que por anos andou no deserto??? Foi esse povo desamparado? Então, porque o desespero? Por que a agitação?
Difícil montar meu ninho com muita calma quando o porvir e as interferencias ameaçam por tudo ou parte de tudo a perder. Pensei nisso a um tempo atrás quando conversava com meu namorado, que havia feito planos pra nós e eu questionei: "Mas se nesse prazo que estamos estipulando, nada der certo? E se isso não acontecer até lá? Nosso sonho depende da realização desse primeiro..." Opa!! Que feio.. de onde vem todo esse "pessimismo"? E a confinça num Deus real e grande!?! Tive orgulho dEle, porque pude perceber que ele confia no Senhor e pode me ajudar quando eu esquecer que eu tenho Alguém em quem confiar.
Minha oração  é assim, que eu possa aprender a confiar e a depender de Deus como aquele passarinho que não se prende ao "talvez ..." Ao "e se ...?".
Posso aprender a depender de Deus. Confiar, sei que ja confio, mas que qualquer coisa de minha vida. Sei que meu estágio será uma benção porque Ele está no controle, minha monografia será para engrandecer o nome dEle, meus projetos ministeriais serão para cumprir o chamado do IDE...
E mais uma vez Deus me chamou a depender dEle. E foi assim, numa reflexão simples e linda. Numa exortação perfeita. Mais uma vez ef 3:19.  Mais uma vez Ele ensina algo e creio mesmo que não seja só pra mim, por isso compartilho com vocês amigos. Apendamos a depender. A ESPERAR em Deus!!
"Não se turbe o vosso coração e nem se atemorize" Jo 14:27 completo: e nem se atemorize por coisa alguma.
E pensando nesses passarinhos, meus amados, mais tarde, fui levada ainda a uma outra reflexão. Dessa vez, romântica!!
Essa fica para o próximo post.  
Fiquem na mais Doce Carinhosa e Amável Presença



3 comentários:

  1. Pois e'...passarinho e' livre. Por isso eles sempre estao cantando.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post...hhehe..amei sua reflexão...quem dera realmente conseguissemos descansar no Pai...como Ele quer...Aquietai-vosss!!!

    Grande Beijooo

    ResponderExcluir
  3. Pois é Dani .... Aquietai-vos!!!!! rs Difícil neh? Depender.. uma Entrega TOTAL!! Tenho procurado alcançar isso ardentemente. Mas prossigamos para o alvo, Ele nos ajuda a alcançar.. Super bjo no coração benção. Fica na Doce Presençaa

    ResponderExcluir

Sê tu uma benção!!! Estejam a vontade para compartilhar do Amor de Cristo!! Fique na Doce Presença