segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ela confiava no Senhor

Temos o mesmo nome!

Eu: Ana de Souza.
Ela: Ana esposa de Elcana.

Eu: Algumas lamentações
Ela: Amargura de alma.

Ver imagem em tamanho grande

Não admiro a mulher de 1 Samuel por termos o mesmo nome, mas a admiro pela perseverança, pela paciência, pela mansidão, pela CONFIANÇA EM DEUS.

1 Sm 1:6 diz que Ana tinha uma rival de nome Penina, a qual dava filhos a Elcana seu marido, e por esse motivo zombava dela.
Quando Ana ia à Casa do Senhor, quem aparecia? Penina, para lhe tirar a paz!
Amados, gostaria que acompanhasse a historia dessa mulher e refletisse. Quantas “Peninas” existem em sua vida? Que zombam de você mesmo dentro da casa do Senhor! Que aparecem para lhe tirar a paz, que a faz chorar ou irar-se?

Tomemos a historia de Ana, como uma mulher de exemplo e assim acompanhemos.
Ana, por sua vez, nunca discutiu com Penina. As escrituras relatam que Ana, como todo e qualquer ser humano, ficava muito triste com aquela situação, a ponto de nem comer. 1Sm 1:7 Mas se manteve em oração, acreditando na justiça que vem dos céus!

Atente par algo importante na postura de Ana: Ela não discuta com seus inimigos! Não use o tempo que você tem para orar, discutindo ...

Não seja tolo, Deus é maior e está contigo!! Você é a menina dos olhos de Deus, Ele não deixaria que nada de ruim lhe acontecesse. Não responda ao ataque do mal, reflita: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” PV 15:1 Peça em Deus direcionamento. Em minhas experiências, aprendi que para alguns o silêncio é uma afronta (embora há também o tempo de calar). Mas não ignore: falar sem sabedoria é tolice.

A amargura e a tristeza do coração de Ana, não foram o bastante para fazê-la deixar de crer em Deus. Ana se entregou a Deus, orou muito! Chorou com amargura de alma. Aos pés do Pai Eterno, ela contou em lágrimas, quais eram todas as tuas aflições, suas petições...
As escrituras não relatam uma conversa em prantos com as amigas de Ana. Não foi com  vizinha, com a prima e nem com a mãe que Ana desabafou. Foi aos pés de Cristo, pois ela sabia que apenas aquele que esquadrinha o coração era capaz de entender a dor que se passava em seu coração.
As vezes cometemos o erro de desabafar com o vizinho da esquerda, da direita, da frente e de trás.. e acabamos expondo nossa vida e nossos problemas. Ana não precisava contar com muitos, precisava de apenas UM!

Quanto à conselhos meu amado irmão, alerto que não se deve pedir conselho a qualquer um! Muito me recordo de uma oportunidade onde conversando com uma pessoa que eu tinha por querida, comentei algumas dificuldades de relacionamento com ela, dificuldades que eu tinha com a família do meu amado namorado. Ao invés de oferecer por mim uma oração, ou algo sensato, ela me ofereceu o filho em namoro!!
Alguém que me "acompanha" há um tempo, que sabe das maravilhas que Deus tem feito em nossas vidas como um casal (eu e meu namorado), que sabe das promessas de Deus por sobre nossas vidas, que sabe do meu sentimento pelo meu namorado... me diz uma coisa dessas?
Aprendo com Ana, filtrar melhor as pessoas com quem "me abro".

continua...
FIQUE NA DOCE PRESENÇA

3 comentários:

  1. Aprendi a não deixar as indiretas me deixarem triste, e que parece as vezes até provocação por mais que você esteje quieta no seu canto, sempre vai ter alguém para atrapalhar a paz, e que não devemos deixar que aquele que vem para levar a sua paz consiga esse trunfo.E a frase que mais resumo tudo isso que disse é: Não é que eu não entenda aquilo que está acontecendo ao meu redor, simplismente é que minhas palavras não merecem ser ouvidas por tão pouco.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que pareça que algumas pessoas se aproximem, para levar com elas a nossa não podemos que elas consigam o que querem, o que mais resumi tudo isso é: Não é que não entenda o que querem dizer e sim que as minhas palavras não merecem ser ditas por tão pouco.

    ResponderExcluir
  3. Admiro muito a história de Ana. Das duas: a Ana de I Samuel, por ser uma mulher que mesmo em meio a dor, sofrimento e ressentimentos não deixa de crer no Deus que vive em nós! E, a Ana Souza dona do blog, por ser essa linda serva do Senhor que muitas vezes sente que tudo vai desabar por sua cabeça, mas que nesses momentos se lembra que existe alguém que tudo vê, que tudo sabe e tudo pode! Ele não se esquece dos seus...e você minha querida amiga que Deus me deu é dEle!!! Que Deus continue te guiando ao caminho do perdão, da bondade e da oração...

    ResponderExcluir

Sê tu uma benção!!! Estejam a vontade para compartilhar do Amor de Cristo!! Fique na Doce Presença