domingo, 2 de janeiro de 2011

PERDOAR: porquê e para quê?

Certa vez ouvi a história de uma senhora que depois de velha, guardava muitas quinquilharias em sua casa, com a desculpa de ser recordação. Desde o que possa parecer mais útil a nós até algo que realmente represente alguém aquela senhora guardava. Desde palitos de sorvete, guardanapos do pique-nique com os netos até embalagens de presentes, fotos e cartas. Ela já era idosa e morava sozinha. Mas já  não conseguia mais achar as fotografias dos filhos, as jóias que tinham sido de sua mãe, todas aquelas coisas ocupavam espaço bastante para esconder o que de realmente precioso ela tinha.
Uma dia a região de sua casa foi acometida por uma forte tempestade que derrubou algumas paredes de sua casa. Ela? Foi sufocada por tanta quinquilharia que havia na casa e morreu antes do socorro chegar.
Já com idade avançada ela podia ter guardado muita coisa importante, aproveitado muita coisa importante, mas havia tanta coisa onde ela morava que tudo o que ela conseguiu foi suforcar-se.
Somos assim como essa senhora. Passamos nossa vida guardando tanta  quinquilharia em nossos corações que acabamos a vida por nos sufucar e perdemos o que ela tem de melhor. Ou ainda, perdemos o que temos de melhor. Acumulamos tanto lixo em nossos corações que acabamos por não perceber o que de tão rico nós temos. Guardamos lixo ao invés de perdoar. Guardamos o rancor ao invés de nos livrar de toda tralha e liberar espaço no nosso coração.
E perdoar é uma palavrinha de seis letras e de uma dificuldade tremenda. Hei, não vim fazer esse post para dar lição de moral e dizer: você tem que perdoar!! Seria  ridículo e Papai se envergonharia de mim. Estou compartilhando uma mensagem.. Sei da dificuldade que temos de perdoar, sei o quanto dói. E talvez você me pergunte: Mas como perdoar alguém que te traiu? Dói né? Então vamos compartilhar de mais dúvidas e me diga:

Como perdoar alguém que te ofende? 
E como perdoar alguém que te amaldiçoa?
Como perdoar um familiar que coloca em você a culpa por tudo o que acontece de errado, por um simples detalhe: Porque você nasceu!
Como abraçar a quem lhe caluniou? E quando você acreditava no caráter da pessoa e ela diz coisas feias a seu respeito?
Ah amado irmão, o coração ferido as vezes fica tão  sensível. Percebi isso a alguns dias quando me deparei com alguém que achei ter perdoado. Eu achava sim que tinha perdoado pelas infâmias, pela calunia, por maldizer... Mas eu a encontrei e suas atitudes foram como lanças inflamadas que fizeram doer meu coração. O que fazer? Corri chorar nos braços de Deus: Pai, me ensina a perdoar!!!
Vale a pena guardar raiva no coração? Sufocar sua vida com isso?
Percebo algumas de minhas adolescentes (sou professora) que por pouco não passam mal por ter no mesmo ambiente pessoas que elas não “gostam”. E me pergunto: Qual o proveito disso? A outra pessoa está tão bem e ela sofre sozinha. Ela se reserva, ela se retrai. E o outro? Vive!
A pessoa que te ofendeu, leva a vida dela normalmente. Você chora a dor da ofensa e da inverdade. Você perde tempo remoendo tudo o que aconteceu naquela noite. Você se mata por dentro a  cada vez que  lembra o que ele te disse naquela manhã. Você se prejudica quando relê o email da sua cunhada, quando revive a discussão com sua sogra, quando vê as fotos do ultimo jantar na casa da sua mãe. E o que ganha com isso? Tudo o que resta é um afastamento sutil de Deus. Não da pra Deus entrar num coração cheio de tralha, de sujeira, de coisas velhas.. Se você é do tipo que pega tudo o que acha nas esquinas e joga pra dentro do seu coração, desculpa, ele vai ficar cheio demais pra Deus. E até pra você que vai se esquecer do quão simpática você é e se retrai pela raiva que sente de outrem. Que deixa de viver sua vida pelas mágoas do passado. Esquece que é bela(o), cheia de talentos...
Talvez você como eu diga: Pai, mas denovo? Já perdoei há dois meses e fui machucada novamente? Quantas vezes então devemos perdoar?
Ele já sabia que teríamos essa duvida. A resposta está em: Mateus 18: 21 e 22
Ainda com a bíblia em mãos, continuemos a leitura Mateus 18: 23 – 34 e entenda o porquê perdoar!!  Veja a conseqüência de não perdoar
Ora, nessa parábola o servo é perdoado de grande dívida e se demonstra incapaz de perdoar. Sabe aquela idéia de ser imitadores? Então imite:
“por que Ele quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se Áquele que julga retamente” 1Pe2:23
Achegar-se a Deus exige ENTREGA!!
Sabe aquela história  de:  “Já estou crucificado, Com Cristo, Agora vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim!” Pois é .. É algo pra ser vivido!!
Entregue-se na cruz e deixe Cristo viver em você!
“Ou desprezas a riqueza da sua  bondade e tolerância, e loganimidade ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” Romanos 2:4
“Quem muito ama, muito perdoa!" Lc 7: 47
Levei um tempo pra entender as entrelinhas dessa passagem, mas me foi revelado e com beleza exuberante. Não conseguirei escrever com detalhes o que me foi revelado, foi muito pessoal, mas consigo te dizer que você já foi ensinado a perdoar!!
Amado se você conhece a Deus, conhece o quanto esse Deus lindo é louco por ti, sabe o que é amar incondicionalmente porque Ele te amou primeiro!  Então (se esforce e) perdoe!
Se ainda não sabe que é incomensurável o amor dEle por ti... Feche seus olhos  agora e diga: “Vem me amar Senhor! Quero me perder no teu amor!” E você vai perceber que sempre que pedir: Pai, me perdoa! Ele vem de pronto te envolver, te amar e te perdoar! Aprenda com Ele,,
Só há dois grupos de pessoa. Os que sabem que Deus a ama muito e as que ainda não sabem!
Corações cheios de coisas ruins impedem a morada de Deus!Libere perdão!! Busque INTIMIDADE!!
Aproveite esse momento de “ ano novo”, de renovo, de promessas e planos e planeje sua vida com Deus em 2011. Faça uma limpeza em seu coração e o chame pra fazer morada!
E se ele já faz... ALELUIA !!!
Planeje como se achegar a cada dia mais à Ele. Almeje ouvir mais a voz dEle. Sonhar os Teus sonhos..
Não deixe a quinquilharia toda da vida te sufocar.
Hei, ouça... Ouviu?  Tem alguém batendo à porta de seu coração, se você O deixar entrar Ele ceará contigo!!
Fique na Doce Presença

Um comentário:

  1. É, é preciso APRENDER a perdoar!! É um ótimo exemplo de negar a si mesmo!

    ResponderExcluir

Sê tu uma benção!!! Estejam a vontade para compartilhar do Amor de Cristo!! Fique na Doce Presença